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Grandes bancos vão prorrogar vencimentos de dívidas por 60 dias

Medida beneficia clientes pessoa física, micro e pequenas empresas

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que cinco de seus maiores bancos associados vão atender o pedido de prorrogação do vencimento de dívidas. Segundo o órgão, a medida visa estimular a economia brasileira em meio às ações para conter a pandemia do coronavírus e “seus efeitos negativos no emprego e na renda.”

“Os bancos estão engajados em continuar colaborando com o País com medidas de estímulo à economia. Nesse sentido, os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados”, diz o comunicado divulgado pela federação.

A entidade informou que cada um dos bancos vai definir que tipo de dívida será passível de prorrogação, qual procedimento será adotado para a solicitação e os detalhes de como ela vai funcionar. “O ideal é os clientes entrarem em contato com os bancos por telefone ou pela internet para levantar essas informações antes de irem às agências”, informou a Febraban. A decisão dos bancos veio logo depois de o CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão do governo responsável pela formulação da política da moeda e do crédito, anunciar medidas que liberaram recursos que os bancos tinham que deixar parados. Pela nova regra, as instituições financeiras não precisam mais separar um dinheiro como garantia quando repactuar uma dívida com um cliente. Isso vale por seis meses.

A rede bancária e seus canais de atendimento ficarão à disposição do público e prontos para apoiar todos os que estejam enfrentando dificuldades momentâneas em função do atual contexto.

Perguntas e respostas:
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicou uma lista de perguntas e respostas para tirar dúvidas sobre a medida, anunciada no último dia 16. Confira:

  • Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco?
    Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia. Cada instituição definirá o prazo e as condições dos novos pagamentos.
  • É necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e renegociar o prazo de uma dívida?
    Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco.
  • A prorrogação de dívidas é automática?
    Não. Primeiramente, o cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo, que poderá ser estendido por até 60 dias.
  • A medida vale para quais bancos?
    A medida vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.
  • Vale para quais tipos de dívidas?
    Vale para todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Não se estende às dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Para mais informações, o cliente deve entrar em contato com o seu banco.
  • A medida vale para boletos de consumo?
    Não, a medida não inclui boletos de consumo geral – água, luz, telefone – e tributos, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos.
    Após renegociar uma dívida de um empréstimo que tenho com o banco, a instituição pode me cobrar juros?
    Cada banco estabelecerá seu procedimento, e cada caso será avaliado de forma individual.
  • Tenho garantia de conseguir uma prorrogação de um prazo de 60 dias?
    O prazo é de até 60 dias. O cliente precisa entrar em contato com o seu banco.
  • Canais de Atendimento dos Bancos
    Entre os canais digitais de atendimento, estão o internet banking e aplicativos (apps), pelos quais é possível fazer quase todas as operações bancárias. A Febraban orienta a verificar com o banco o procedimento para cadastrar senha e utilizar todos os serviços.
    Pelas redes sociais – Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram – também é possível manter contato com os bancos.
    Além dos caixas eletrônicos dos próprios de seu banco, a rede Banco 24 Horas não cobra tarifas adicionais para realização de operações bancárias, segundo a Febraban.
    Pelo telefone, é possível verificar saldos e extratos; fazer pagamentos, resgates, transferências e demais transações.

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